Skip to content

20ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DOS ESTUDOS UTÓPICOS, EUROPA, 2019



Menu

Utopia, Distopia e Alterações Climáticas
Centro de Prato da Universidade de Monash, Toscana, Itália
1-5 de Julho de 2019


A Utopian Studies Society foi criada em 1988 por um grupo de académicos britânicos, na sequência de uma conferência internacional sobre utopia em New Lanark, que no início do século XIX foi gerida pelo fundador do socialismo britânico, Robert Owen. Foi relançado, na sequência da conferência “Millennium of Utopias” na Universidade de East Anglia, em Junho de 1999. A Sociedade de Estudos Utópicos pretende coordenar e encorajar os diversos trabalhos actualmente em curso sobre o tema da utopia nas disciplinas da literatura, filosofia, sociologia, história, arquitectura, política, ecologia, antropologia, cinema, media e jogos de computador, reunindo-se anualmente no início de Julho em vários locais europeus – Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha, Portugal, Polónia, Chipre, República Checa, Itália. Estas conferências consistem em apresentações de destaque que proporcionam uma oportunidade de conhecer alguns dos grandes nomes entre os estudiosos utópicos, de estabelecer redes e de conhecer académicos de todo o mundo com interesse comum no estudo da utopia, tudo isto numa atmosfera acolhedora de abertura, respeito, inclusividade e diálogo que consideramos particularmente desejável dado o contexto universal da competitividade académica.

A 20ª conferência da Sociedade Europeia de Estudos Utópicos realizou-se no Centro Prato da Universidade de Monash, na Toscana, de 1-5 de Julho de 2019, subjacente ao tema Utopia, Distopia e Alterações Climáticas, abordando a forma como os utópicos exploraram os possíveis resultados utópicos e distópicos do aquecimento global antropogénico. Como em todas as conferências da Sociedade, serão também bem-vindas comunicações sobre outros aspectos das utopias e do utopianismo.

No dia 3 de Julho, Pedro Leão Neto (o coordenador das Edições scopio) apresentou o artigo “Espaços Visuais de Mudança”: Incorporando a Fotografia e a Manipulação da Imagem em Debates Críticos sobre o Ambiente Urbano”, que explora as relações entre dimensões virtuais da fotografia e realidades físicas concretas nos discursos contemporâneos sobre Arquitectura, Cidade e Território.

20TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE UTOPIAN STUDIES SOCIETY, EUROPE