11 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA) | FAUP > 16H30 | 18H30 -VIDEOCONFERÊNCIA
Irá realizar-se através de aula online no dia 11 de Fevereiro, pelas 16:30 uma sessão com o título “Modos de utilização e operadores da plataforma colaborativa VSC: caso de estudo integrando unidades curriculares de FACT | CAAD e Fotografia na FAUP “ que tem como responsáveis os investigadores do projeto VSC Joana Pedrosa e Miguel Santos. Num primeiro momento será feita uma apresentação e exposição da plataforma colaborativa VSC e seus os operadores e funcionalidades dirigidas a cursos nas áreas de Arquitectura e Artes. Num segundo momento, os alunos terão oportunidade de testarem a plataforma com o auxílio dos investigadores do projeto VSC.
Esta sessão é especialmente dirigida aos alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.
Esta sessão tem a coordenação de Pedro Leão Neto (PI VSC) e Luís Gonzaga (CO-PI VSC) estando integrada no projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões irão acompanhar os alunos durante o semestre de forma a garantir a necessária familiarização e esclarecimento de dúvidas aquando da utilização da plataforma VSC pelos alunos neste caso de estudo e teste para o projeto VSC.
> Hiperligação para a Conferência via Zoom
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9751178631?pwd=c25UWkZaSkdTUnZGdVdPM2VaR1MxUT09
Meeting ID: 975 117 8631
Password: 305012
Joana Pedrosa
Joana Pedrosa é bolseira de investigação FCT no Centro ALGORITMI | Universidade do Minho. Em 2017, concluiu o Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste momento frequenta o Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação, na Universidade do Minho. É ainda docente (assistente convidada) no Politécnico de Leiria, na área do desenvolvimento Web.
Luís Gonzaga
Luís Gonzaga Magalhães tem uma Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, um Mestrado em Informática e um Doutoramento em Ciências da Computação. Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação na Universidade do Minho e membro integrado do Centro ALGORITMI. Desde 2016 que é o Coordenador Científico do grupo Computer Vision, Interaction and Graphics do Centro de Computação Gráfica (CCG), e recentemente assumiu também o cargo de membro do Conselho de Administração do CCG. Os seus interesses de investigação incluem a Visão por Computador e a Computação Gráfica. Tem coordenado e/ou participado como investigador em diversos projetos relacionados com a inspeção ótica automática, modelação expedita de ambientes virtuais, a produção de ambientes virtuais imersivos e a criação de sistemas de realidade mista ou aumentada.
Miguel Santos (AAI, FAUP)
Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido). Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).
Pedro Leão Neto (AAI, FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.