Realizou-se no passado dia 10 de dezembro na Sala Plana da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.
Esta sessão – a última de 2019 – contou com a moderação de Pedro Leão Neto e teve como convidada a fotógrafa e autora Inês d’Orey, que apresentou o seu mais recente ensaio fotográfico, chamado “Do not sit down, please“, feito durante uma viagem de estudo a Tóquio e tendo como temática exploratória o universo das sombras. Inspirado no livro “Elogio da Sombra“ de Jun’ichirō Tanizaki (1933) Inês d’Orey encontrou e estudou microcosmos improváveis em Tóquio – uma cidade onde se podem encontrar diferentes formas de visualizar e sentir o espaço – assim como uma cultura fascinante e muito diferente da ocidental, algo que se consegue intuir através da atmosfera e espaços que nos são revelados pela fotografia de Inês d’Orey. Peças de museu nas quais não se pode tocar nem onde nos podemos sentar: “Do not sit down, please”.
Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.
Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.
Enquadramento
A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.
Biografias
Inês d’Orey
Inês d’Orey nasceu no Porto em 1977. Estudou fotografia na London College of Printing. Utiliza como principal meio a fotografia e também instalação e vídeo. Grande parte do seu trabalho incide sobre a transformação da identidade patrimonial da cidade contemporânea. Trabalha como fotógrafa independente para clientes privados e instituições públicas e desenvolve projectos pessoais. Tem publicado e exposto em diferentes países e o seu trabalho faz parte de diversas colecções públicas e privadas. Em 2007, foi a vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Inês d’Orey é representada pela galeria Presença.
Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.