Skip to content

“PLATAFORMA COLABORATIVA VSC: CASO DE ESTUDO INTEGRANDO UNIDADES CURRICULARES DE FACT E CAAD NA FAUP” COM MIGUEL FONSECA, EDUARDO SILVA E MIGUEL SANTOS



Menu

6 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA) | FAUP

> 14H30 | 16H00 – SALA DO JANELÃO
> 16H30 | 18H30 – PAVILHÃO CARLOS RAMOS

Irá realizar-se no na Sala do Janelão no dia 6 de Março, pelas 14:30 uma aula com o título “Plataforma colaborativa VSC: caso de estudo integrando as unidades curriculares de FACT e CAAD na FAUP “ que tem como convidados os investigadores do projeto VSC Miguel Fonseca, Eduardo Silva e Miguel Santos. Num primeiro momento será feita uma apresentação e exposição da plataforma colaborativa VSC e seus os operadores e funcionalidades dirigidas a cursos nas áreas de Arquitectura e Artes. Num segundo momento, os alunos terão oportunidade de testarem a plataforma com o auxílio dos investigadores do projeto VSC. 

Esta sessão é especialmente dirigida aos alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta sessão tem a coordenação de Pedro Leão Neto e está integrada no projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

A entrada é gratuita.

Eduardo Silva (AAI)
Mestre em Design da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017) e Licenciado em Artes Plásticas e Multimédia pela Escola Superior de Educação de Viseu (2012).Opera desde 2011 no campo da fotografia documental e é actualmente bolseiro de investigação FCT no Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE/CEAU/FAUP) no âmbito do projecto de investigação Visual Spaces of Change (POCI-01-0145-FEDER-030605).

Miguel Fonseca (Centro ALGORITMI)Miguel Fonseca é bolseiro de investigação FCT no Centro ALGORITMI | Universidade do Minho no âmbito do projecto de investigação Visual Spaces of Change (POCI-01-0145-FEDER-030605). Em 2017, acabou o mestrado em Multimédia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com a investigação “Plataformas interativas de vídeo: uma proposta de implementação”, na qual explorou o direto em 360º. As suas áreas de investigação são o desenvolvimento Web e a Multimédia.

Miguel Santos (AAI)
Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido). Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).

Pedro Leão Neto (AAI, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.Tags newsFAUP0 LikesShare

banner_Contrast.png
unnamed.jpg
DQAM.png
FBAUL.png
FAUP.png
ARCO.png
ESMAD.png
IPT.png
FBAUP.png
DARQ.png
ESAP.png

MESA REDONDA DE LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DA PUBLICAÇÃO “CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR”

4 DE MARÇO DE 2020 (QUARTA-FEIRA), 18H00 | AUDITÓRIO FERNANDO TÁVORA – FAUP


A FAUP vai receber no próximo dia 4 de Março, pelas 18h00, mais uma sessão integrada no programa do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI): a mesa redonda de lançamento e apresentação da publicação “CONTRAST: A Fotografia no Ensino Superior”.

O evento contará com a presença de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U. Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições) e a abertura da mesa estará a cargo de Raquel Paulino, Diretora do MIArq – FAUP. A apresentação do livro será feita por Fátima Pombo, Diretora do Curso de Design da U. Aveiro e o debate que se segue será moderado por Pedro Leão Neto (FAUP) e Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP), coordenadores Editoriais. Este lançamento contará ainda com a presença dos Editores que representam as 9 instituições de Ensino que integram esta publicação: AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT.

O objetivo desta mesa redonda é debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, assim como possibilitar um entendimento mais aprofundado sobre o universo do fotográfico. Neste momento, está uma versão da publicação para visualização, disponível online em suporte de vídeo AQUI.

Pretende-se que a CONTRAST possa constituir o mote e um instrumento para refletir sobre diversas estratégias de ensino do fotográfico de forma a perceber não só como esta pode criar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, mas como também pode ajudar a repensar o real.

Apoio à divulgação: AR.CO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FBAUL, FBAUP, IPT. Fundação Marques da Silva e Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).

SCOPIONETWORK

CCRE RESEARCH GROUP (CEAU-FAUP)

SOPHIA JOURNAL

AAi2: Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação Lab

SOBRE A CONTRAST
A publicaçãoCONTRAST é o resultado de uma parceria estabelecida entre o CCRE/CEAU/FAUP e a ESMAD / uniMAD, e vem dar continuidade e uma nova dimensão à secção com o mesmo nome, que tinha vindo a ser publicada na revista internacional de fotografia scopio Magazine. Um dos seus principais objectivos da CONTRAST é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares, como por exemplo a Arquitectura, o Design, a Multimédia, os Estudos Artísticos, entre outras

Esta nova publicação, com ISSN próprio, oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores sobre as suas estratégias pedagógicas e discutindo uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal.  Assim, a CONTRAST pretende contribuir para o desenvolvimento e divulgação da fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia no contexto do ensino superior em Portugal, assim como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a CONTRAST ajudará a criar sinergias entre diversas escolas de fotografia e a trazer uma maior visibilidade a estas instituições bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional.

A CONTRAST evolui assim enquanto espaço independente, integrando diversos editores ligados ao ensino da fotografia, e nomeadamente nove instituições de ensino:

AR.CO | CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL – LISBOA
Pedro Tropa

DARQ – DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – UNIVERSIDADE DE COIMBRA
José Maças de Carvalho

DCAM – DEPARTAMENTO DE CINEMA E ARTES DOS MEDIA – ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA, ARTES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO – UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS – LISBOA
Virgílio Azevedo

ESAP – ESCOLA SUPERIOR DE ARTES DO PORTO
Eduarda Neves
Maria Covadonga Barreiro
Nuno Faleiro Rodrigues

ESMAD | ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA, ARTES E DESIGN – P.PORTO – VILA DO CONDE
Olívia Marques da Silva
Luís Ribeiro
Cesário Alves

FAUP – FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Pedro Leão Neto

FBAUL – FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Victor dos Reis
Rogério Taveira

FBAUP FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Susana Lourenço Marques
José Carneiro

IPT – INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
António Martiniano Ventura
Alexandre de MagalhãesTags newsscopio editionsapresentaçãocontrastauditório fernando távorafaup4 de março20201 LikesShare

banner_MiguelSantos.png

“HARD ENGINEERING: PROPOSALS FOR FUTURE RUINS: LISBON”
COM MIGUEL SANTOS


28 DE FEVEIRO | 14H30 |  (SEXTA-FEIRA) – SALA DO JANELÃO, FAUP

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 28 de fevereiro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado Miguel Santos que irá apresentar o projecto Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon, titulo de um projecto de investigação desenvolvido entre 2016 e 2019 que envolveu o Royal College of Arts, Sheffield Hallam University, Durham University, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência sobre a cidade de Lisboa.  Este projecto explora a forma como o espaço urbano é produzido por actos do quotidiano e como a cidade é construída de estruturas materiais e imateriais  de organização cívica, representações, poder e controlo. Seis guias especulativos de Lisboa reimaginam o espaço urbano contemporâneo através da investigação de experiências negligenciadas, traços da profunda mudança social, cicatrizes de passados desastres naturais, crises económicas e conflitos humanos. Estas interpretações e proposições da cidade de Lisboa foram o resultado de uma colaboração interdisciplinar entre diversas disciplinas: arte, arquitectura, engenharia civil, geografia humano e física, e antropologia social.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 – FEDER – 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

A entrada é gratuita.

Biografias

Miguel Santos (AAI)Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido).
Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).

Pedro Leão Neto (AAI, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.