Skip to content

Visual Spaces of Change: Public Spaces of Porto de Beatriz Ferreira, Inês Fonseca

Visual Spaces of Change: Public Spaces of Porto II de Ana Carvalho Santos, Ana Rita Rodrigues

Espaços Públicos do Porto I

Mestrado em Design da Imagem

por José Carneiro

 

Os dois projetos fotográficos aqui apresentados foram selecionados a partir de um conjunto alargado de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Unidade Curricular de Projeto do Mestrado em Design da Imagem (MDI) da FBAUP, no ano letivo de 2019-2020. Estes projetos, importa clarificar, são respostas dos estudantes às propostas de trabalho que decorrem da investigação aplicada prevista no curso, cuja orientação tem privilegiado o desenvolvimento de objetos de comunicação visual mais experimentais. Neste sentido, os estudantes têm sido estimulados a identificar temas que possam combinar os seus interesses mais pessoais com áreas científicas, questões éticas e sociais. Como se depreende, os projetos são frequentemente concebidos a partir de uma observação atenta dos problemas crescentemente complexos da vida contemporânea, como as alterações urbanísticas das cidades, preocupações ambientais, desigualdades económicas e sociais, sustentabilidade, integração de comunidades locais ou dar relevo ao comércio justo, preocupações que têm vindo a ser trabalhadas em diversos projetos de investigação no segundo ano do curso deste mestrado.

 

A primeira proposta de trabalho que os estudantes desenvolvem na UC de Projeto pressupõe a criação de um conjunto de fotografias, uma ligação que pode ser explorada a partir da realização de uma sequência narrativa ou uma série fotográfica. Mas, sobretudo, pretende-se que o projeto fotográfico não se limite a uma fabricação acrítica de imagens. Isto é, considerando o perfil do curso, e tendo presente que os trabalhos aqui apresentados são resultado do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC) — um projeto centrado nas transformações da Área Metropolitana do Porto (coordenado na FAUP pelo grupo AAI) —, os estudantes foram incentivados a procurar assuntos que pretendiam questionar e traduzir essas inquietações numa representação fotográfica menos vulgar. Uma metodologia de trabalho que quase sempre resulta na realização de imagens menos controladas e que, decididamente, escapam a um registo de rigor formalista, à fotografia estabelecida que o nosso olhar tende a privilegiar.

 

A narrativa tem tido grande expressão no contexto da fotografia contemporânea, uma revolução que preconiza um entendimento mais alargado sobre as histórias que os fotógrafos pretendem contar, já que supostamente mais imagens oferecem mais informação do que uma imagem isolada. Um dos investimentos do curso (MDI) tem sido a tentativa de se desenvolverem processos criativos que expandam a nossa forma de ver e compreender relações possíveis entre imagens, precisamente. Acresce a esta dialética, o encorajamento para que os estudantes possam realizar trabalhos fotográficos a partir da identificação de problemas concretos que têm algo a dizer sobre o nosso património social e cultural, neste projecto específico, o VSC, o trabalho focou-se nas alterações que vamos assistindo na Área Metropolitana do Porto. E, por isso, os projectos apresentados são também fruto da integração da fotografia com outras áreas científicas, numa perspectiva de incentivar a criação de leituras que nos façam olhar para o mundo de forma menos óbvia e, sobretudo, na formulação de projectos de consciência ética, social e cultural.

 

Espaços Públicos do Porto II

Mestrado em Multimédia

por José Carneiro

 

Os projetos fotográficos selecionados para esta publicação fazem parte de um conjunto mais alargado de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Unidade Curricular de Fotografia & Cinema do Mestrado em Multimédia (MM) da FEUP, no ano lectivo de 2019-2020. Importa, por isso, esclarecer que são respostas dos estudantes a uma secção dos conteúdos programáticos lecionados nesta UC que, em grande parte, se dedica a estudar cruzamentos entre imagem fixa e imagem em movimento. De forma sumária, é apresentada uma matriz teórica focada na análise de projetos fotográficos e cinematográficos que, de forma mais evidente, exploram as potencialidades narrativas a partir do encontro entre esses dois domínios. Durante o semestre o primeiro trabalho proposto aos estudantes consistiu no desenvolvimento de um conjunto de fotografias organizado a partir de uma sequência narrativa ou uma série fotográfica, construído, exclusivamente, para o Visual Space of Changes (VSC), um projecto de investigação sobre as transformações da Área Metropolitana do Porto coordenado na FAUP pelo grupo AAI.

 

Um conjunto de fotografias marcado por relações entre imagens possibilita um entendimento mais alargado sobre as histórias que os fotógrafos pretendem contar, já que mais imagens podem oferecer mais informação do que uma imagem isolada. Um dos investimentos efectuados pela UC de Fotografia & Cinema do Mestrado em Multimédia tem incentivado o desenvolvimento de processos de criação que expandam a nossa forma de ver e compreender relações possíveis entre imagens. Acresce a esta dialética o encorajamento para que os estudantes possam realizar trabalhos fotográficos focados na identificação de temas que têm algo a dizer sobre o nosso património social, cultural e económico e neste projecto, especificamente, estas preocupações inscreveram-se na Área Metropolitana do Porto. Por isso, os projetos apresentados são também fruto da integração da fotografia com a vida da cidade e, ao mesmo tempo, são também meios fundamentais para se testarem metodologias que incentivem formas menos óbvias de olharmos para o mundo.