Skip to content

Déjà Vu - Uma Lembrança do Presente
por Leonardo Motta Campos (AoLeo) de Leonardo Motta Campos (AoLeo)

Visual Spaces of Change (VSC), projeto de investigação transdisciplinar com componente significativa de Fotografia Contemporânea, aliado a pesquisas complementares em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação, está presente na Bienal de Fotografia do Porto Ciclo'19, de 16 de maio a 2 de julho.

Esta colaboração materializa-se através da operacionalização de um projeto curatorial associado a um conjunto de atividades que cruzam os universos da fotografia e do editorial em duas vertentes complementares: (i) Exposição de projetos de fotografia contemporânea (CPP) comunicada através de projeção de vídeo e fotografia em diversos espaços públicos e o uso coletivo localizado na Área Metropolitana do Porto (AMP), e (ii) Exposição de publicações alternativas para a divulgação de autores e trabalhos com particular foco na Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território.

Este programa será implementado em diversos espaços públicos e de uso coletivo, procurando gerar uma dinâmica de interação com exposições em organizações culturais, associações profissionais, universidades e outros espaços alternativos de produção artística. Durante o período oficial da Bienal de 2019, os destaques são as exposições nas estações de metro de S. Bento e dos Aliados, a exposição na Ordem dos Arquitectos e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O material que se pretende levar ao público através dos projetos fotográficos contemporâneos expostos nestes espaços constituem 'narrativas visuais' que interferem intencionalmente no território, provocando encontros reais e virtuais entre paisagens contrastantes da AMP, oferecendo ângulos e perspectivas sobre o território de modo a dar um novo olhar ao seu patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico.

As atividades propostas no âmbito desta parceria estão orientadas para a compreensão dos processos de inter-relações entre Arquitetura, Arte e Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas desses universos. Os projetos fotográficos que se propõe instalar em vários espaços públicos e coletivos para exposições temporárias são os objetos de direito autoral através dos quais o objetivo é ampliar o debate em torno dos temas transversais do VSC e do Ciclo 19. Este projeto visa explorar como a fotografia é um meio que pode alinhar a prática artística e a pesquisa acadêmica, ao mesmo tempo em que se posiciona criticamente diante esses universos. A estratégia proposta para promover essa abordagem pretende explorar o potencial da imagem fotográfica como instrumento crítico e inquisitivo, utilizado para reforçar e ampliar as capacidades de comunicação e interação entre os agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.


Mais info:
ciclo-bienal.org