Skip to content

Ensino

Faculdades U.Porto

Featured

Faculdades U.Porto

Featured

Campus Asprela

Campus Campo Alegre

Campus Porto (centro)

Repensar questionar realidades urbanas: Um "outro olhar" sobre a identidade das 14 Faculdades da U. Porto
O exercício de comunicação - repensar / questionar realidades urbanas - um "outro olhar" sobre a identidade das 14 Faculdades da U. Porto - tem como objectivo geral levar cada grupo de estudantes a criar, ao longo de um Semestre,um conjunto de narrativas visuais sobre cada uma das Faculdade, comunicando de forma crítica e poética a relação de cada um destes espaços de ensino e investigação com a cidade e seus modos de apropriação. Estas narrativasvisuais serão desenvolvidas pelos alunos em suporte de livro de artista, ou seja, num suporte zine ou livro fotográfico.


O objectivo é que os projectos fotográficos comuniquem de forma não convencional, a riqueza e variedade da realidade destes territórios - 14 Faculdades da U. Porto -, onde a arquitectura das Faculdades, a sua relação com a Cidade e a sua História assumem por vezes um papel notável no carácter do espaço e das suas experiências.

Pretende-se oferecer novas perspectivas sobre estes espaços, procurando detalhes e visões que possam dar relevância a características destes espaços que de outra forma não seriam reconhecidas. O objetivo é ir para além do que é óbvio, tentando comunicar o que de mais subtil ou complexo existe, tendo em conta a riqueza multifacetada destes lugares, construindo uma narrativa visual que seja um dispositivo de memória crítica e alegórica do espaço. Interessa-nos uma fotografia que pertença simultaneamente aos universos documental e ficcional, com a liberdade de adoptar diferentes estratégias artísticas a fim de tornar possíveis diferentes níveis de contaminação entre estes dois universos.


O livro ou zine deve reflectir uma identidade de grupo e um olhar crítico sobre a arquitectura e o espaço da cidade de que faz parte, representando a diferentes escalas e à luz de uma nova perspectiva, a riqueza e diversidade de características de cada lugar ou espaço seleccionado, tanto na sua experiência interior como exterior.

A conclusão deste exercício pressupõe a versão final da narrativa visual em livro, devidamente identificada, bem como a sua versão online colocada num espaço de galeria na plataforma de Espaços Visuais de Mudança (VSC). Pretende-se que a plataforma VSC seja um espaço aberto a toda a comunidade académica e outras instituições e pessoas com interesse nestas matérias, tornando visível e acessível o trabalho dos alunos desenvolvidos no curso, para que cada grupo possa proceder à análise do trabalho dos seus colegas e à troca de ideias sobre o mesmo.