Skip to content

Fotografia II

de Jorge Filipe Silva, Inês Trindade, Inês Eloy

Projeto

Tipo de Galeria

Menu

Ensino Fotografia ESMAD

×

Os projectos fotográficos são o resultado do trabalho desenvolvido pelos estudantes de Fotografia II, no grau de Comunicação Audiovisual, ESMAD.


Zona Perdida - São Brás,

de Jorge Filipe Silva

Conhecemos São Brás, através de uma narrativa que atravessa a paisagem e a construção de um território, abordando a evolução e como um lugar pode ser interpretado, e a forma como a sua própria cultura visual, se torna, uma área perdida e esquecida entre as linhas da cidade de Vila do Conde. De uma forma não expressiva, visitámos um lugar com vestígios de humanidade, mas vazio da sua presença. As casas abandonadas, a ausência de pessoas na rua, os animais descuidados. Somos quase chamados a novas interpretações críticas, devido à forma como vivem e qual é a visão daqueles que habitam as ruas de São Brás. As paredes de cimento cruzam-se com o verde dos campos, onde estas cores se fundem e se tornam a cor de São Brás. Um ambiente normal, numa vida quotidiana em que somos desconhecidos.

 

Perturbado

por Inês Trindade

"Disruptive" é a leitura do território que rodeia a estação de metro de Vila do Conde, cujo papel no território trouxe mudanças e ajudou a moldar a essência das estruturas em redor, criando uma "linha" disruptiva e divisória neste território, muitas vezes funcionando tem uma barreira entre diferentes realidades na área. A acção humana na apropriação e transformação da paisagem acentua ainda mais esta disparidade e antagonismo, entre o mundo rural e o mundo urbano. Somos capazes de compreender o papel inerente a alguns dos lugares, onde hoje esse papel é reatribuído e renovado por aqueles que neles vivem. Apesar da associação do Metro com o conceito de "urbano", é na zona mais próxima que tudo é mais rural. O "urbanismo desintegrado" proporcionado por este elemento no território é a principal premissa do projecto, que rege a dinâmica de ordenamento do território na zona de Vila de Conde.

 

More Than A Warehouse, Uma Casa

por Inês Eloi

"More Than A Warehouse, An House" é um projecto baseado na fotografia arquitectónica, mas que cria uma ponte com fotografia documental, onde é possível observar uma comunidade de emigrantes que se estabeleceram na região da Zona Industrial de Varziela em Vila do Conde, uns mais cedo do que outros, mas que permanecerão nesse mesmo local durante anos se não décadas. Contudo, este projecto mostra mais do que uma zona industrial onde o comércio é realizado, mas onde famílias de várias gerações vivem em cima das suas lojas/armazéns. Estas mesmas famílias deixaram marcas nas ruas desta zona através de pormenores esporádicos e outros mais permanentes, acabando por criar um jogo visual de procura de pormenores que podem estar em qualquer lugar.